27.6.07

Salins du Cap Vert

A imagem do post é uma acção ao portador, no valor de 100 francos, emitida pela da sociedade anónima “Salins du Cap Vert” que, em meados dos anos vinte do século XX, detinha um capital de 5.000.000 francos. Encontrei também um outro exemplar (com os coupons!) à venda no ebay. Hoje esses documentos têm muita procura entre coleccionadores da área. Num futuro próximo conto pesquisar mais sobre a história da "Salins du Cap Verd" pois... foi com surpresa que descobri que a sociedade ainda existe (verificar aqui e aqui). Chamo a atenção para o óptimo estado de conservação da acção e a simplicidade da ilustração por contraste à beleza do documento no seu todo (clicar na imagem para ver melhor os detalhes). Muito interessante.
Sobre Pedra de Lume... acredita-se que o primeiro registro que menciona a existência das salinas remonta a 1506/1508 e foi feito por Valentim Fernandes. Nesta página há informações boas e resumidas, com direito a uma "visita guiada" e tudo. Acho que aos poucos vou saldando as minhas contas com as ilhas. Prometo voltar com mais "velharias" brevemente.
P.S. Entretanto... recomendo a leitura deste artigo para quem deseja saber, de forma esclarecedora, as vantagens que existem quando se pretende investir em acções (ou obrigações) em Cabo Verde. Eu cá volto a mergulhar a cabeça nos livros... falta de tempo é triste. Ah mâ sebérba já tâ pagá culpa!