20.7.07

Bem menos do que seis degraus de separação

Há uns tempos perguntava um professor meu se aqui também “postava” contribuições de outras pessoas… se convidava alguém para escrever? Respondi que não. Pois hoje digo que sim! O artigo que se segue, e que vem dividido em dois posts (logo em cima) é de autoria do Sr. Salomão Vieira. A quem agradeço muitíssimo pelo contributo. A internet tem dessas coisas… diminuir substancialmente os tais seis degraus de separação e aproximar as pessoas que têm interesses comuns ou semelhantes. O Sr. Salomão chegou ao blog por causa do post “Salins du Cap Vert” e o seu “conhecimento das salinas da ilha do Sal (...) vem (do) interesse geral pela história dos caminhos-de-ferro em Portugal e no ‘Ultramar’.” Trabalhou “vários anos em África, em Moçambique, Angola e S. Tomé (…). Assim quando soube que na ilha do Sal tinha havido caminhos-de-ferro, o (seu) interesse foi despertado para o assunto e decidi(u) investigá-lo um pouco mais.” Disse o ainda o Sr. Salomão Vieira: “Calcule a minha surpresa quando vim a saber que o caminho-de-ferro na ilha do Sal foi o primeiro caminho-de-ferro assente em domínios portugueses de então, muito antes de se começarem a assentar caminhos-de-ferro em Portugal ‘Continental’." Os posts que se seguem são um resumo do que ele conseguiu descobrir…
Obs: Mais fotografias antigas de São Tomé e Prícipe aqui.