19.3.07

"Terra Estrangeira"

Encontrei! Este é o cartaz do filme de que falei no post anterior. Lembrava-me porque foi algo que me marcou. Escrevo de memória mas tenho a certeza que na altura, em entrevista à TNCV, alguem da equipa de rodagem (o realizador?) disse que o filme tinha sido feito muito por causa dessa imagem poderosa... o navio encalhado. Quem quiser saber mais pode ler a ficha tecnica ou uma das muitas análises que se encontram on line. Transcrevo 2 frases de uma crítica: “Um instante filosófico, repleto de poesia, paira na cena do velho navio encalhado no mar, impossibilitado de seguir ou retroceder, tal como os dois personagens que permaneceram estáticos dentro do contexto da marginalidade, numa vida reticente, envelhecida, como uma matéria bruta, ou como o velho navio enferrujado que não alcançou o seu destino.” O filme tem também "(...) imagens (que) trazem uma qualidade artística rara em filmes brasileiros, com efeitos de iluminação sofisticados, uma belíssima fotografia (…). Aliás, foi editado um livro, com fotografias tiradas directamente dos fotogramas do filme. Penso que serão 10, os anos que separam as duas imagens, a do poster (1994/5) e a da fotografia do Miguel Mealha.
Obs: Acho que saldei (um pouco) as minhas contas com a Boavista, agora falta o Maio.