24.9.07

Descobrir: João da Silva Feijó

O Ceará está hoje tão perto de Cabo Verde… Essa ligação trouxe-me à memória o percurso de vida do naturalista João da Silva Feijó (1760-1824) que descobri, há uns tempos, num dos muitos “sgrôvets” pela net.
João da Silva Feijó foi um naturalista luso-brasileiro comissionado pela Coroa portuguesa, na transição entre os séculos XVIII e XIX, para fazer investigações em história natural. Foi enviado para as ilhas de Cabo Verde (1783-1797) e para a capitania do Ceará, no Brasil (1799) (daqui).
O interessa por Cabo Verde, na época, era "sobretudo estratégico nas rotas dos navios que sulcavam o Atlântico. Não tendo muito mais para dar além da urzela, os produtos que o ministro reclamava a Feijó eram o salitre nativo e o enxofre. O enxofre, por constituir os alicerces da indústria química; o salitre, que então se importava manufacturado do estrangeiro, para baixar assim os custos da pólvora. Não os encontrará em Cabo Verde, entre as lavas expelidas pelo vulcão, pelo menos em quantidade que justificasse extraí-los. Mas muitos anos depois, já de regresso ao Brasil, fundará no Ceará um laboratório para extracção do salitre da Mina de Tatajuba, descoberta por ele." (daqui)
Deixou várias publicações, sobre o Ceará - "Memória sobre a Capitania do Ceará, 1814" - e estas ilhas. Sobre as últimas destaco: Memória sobre a fábrica real de anil da Ilha de Santo Antão, 1789; Memória sobre a urzella de Cabo Verde, 1815; Memória sobre a última erupção vulcânica do Pico da Ilha do Fogo, sucedida em 14 de Janeiro do ano de 1785, observada e escrita, etc..., 1814; Itinerário Filosófico que contem a relação das ilhas de Cabo Verde, disposta pelo método epistolar, 1783. (capa como ilustração do post). Ficou a vontade de descobrir, on line, alguns desses documentos...
Vale a pena ler sobre a vida e obra de João da Silva Feijó. Para além de outras informações espalhadas pela net, esta página contem três artigos que dão uma ideia geral de quem ele foi e o que deixou escrito. Não deixar de passar os olhos pelas as cartas, onde ele descreve as ilhas Brava e Fogo. Por último, segundo Magnus R. de M. Pereira, em Cabo Verde, o então jovem João da Silva Feijó foi um naturalista num ninho de cobras... Para quem tiver mais tempo, está tudo aqui.