4.4.08

Rádio Praia - CR4AA

"A história da radiodifusão cabo-verdiana começa oficialmente em 1945, com a “Rádio Clube de Cabo Verde”, popularmente denominada “Rádio Praia”. Criada pelo alvará nº2/1945, teria emissões diárias entre as 18h30 e as 20 horas, com uma programação variada (divulgada diariamente nos jornais), que incluía música nacional e estrangeira, palestras, serviços noticiosos (no início e final da emissão), além de programas de humor e uma revista feminina. Além da parte radiofónica funcionou ainda como clube recreativo, onde os sócios organizavam bailes e récitas. A partir de 1950, é declarada corporação de utilidade pública pelo governo da colónia e começa organizar concursos musicais por onde passaram muitos conhecidos intérpretes e conjuntos da capital, sendo destaque constante do periódico “ Boletim de Propaganda e Informação”.
Em 1954, altura em que Jaime de Figueiredo assume a sua direcção, as instalações da rádio passaram para o primeiro andar do edifício então construído para sede da SAGA (Sociedade de Abastecimento de Géneros Alimentícios), na praça Alexandre Alburquerque. Após a independência foi absorvida pela então criada RNCV – Rádio Nacional de Cabo Verde, que funcionou no mesmo edifício até á criação do actual edifício que alberga a RTC – Rádio Televisão Cabo-verdiana. " Por Glaucia Nogueira.
Ler o artigo na totalidade na página da RTC. Imagens daqui.
.
Ainda sobre o assunto recomendo: Os primeiros rádio-amadores de Cabo Verde e Hilário Brito - CR4AD, ambos do blog O outro lado do Eu, bem como os comentários a este post.