21.10.08
2.10.08
1.10.08
Cabo Verde em 1699 - Ilustrações de Duplessis
São vinte e tal belíssimas ilustrações que podem ser consultadas em arquipelagos.pt (precisamente aqui e aqui), site esse rico em imagens e mapas antigos das ilhas. Recomendo explorar com calma. Penso que as aguarelas de Duplessis são um encanto, tanto pelos detalhes como pela cor. Publico umas tantas e aproveito para chamar a atenção para a grande diferença de povoamento que havia, na época, entre a Ribeira Grande e a Praia. Já sabia que assim o era mas "ver" é sempre interessante. (clicar nas primeiras 2 imagens).
"Oyseau qu’on appelle Foux - Ave chamada Boba (Alcatraz) porque se aproxima tanto do homem que, em certas ilhas, é morta á paulada. Nós matámo-la com um tiro de espingarda, na ilha de S. Vicente. Estas aves vivem apenas de peixe, sobre o qual se lançam, lá do alto, a toda a velocidade, como o gavião sobre a presa. São do tamanho de um ganso, muito gordurento e com um gosto a água choca." "Vue de l’île de S. Nicolas lors quelle vous reste a deux lieues au Nord."
25.9.08
1953 - Portaria contra "aquilo que não pode ser"
7.8.08
1585 - A frota de Sir Francis Drake na Ribeira Grande, Santiago
A imagem acima representa a Ribeira Grande em 1585. Foi desenhada por Baptista Boazio e publicada, juntamente com outros três "eagle eye views", no livro ”A summarie and true discourse of Sir Francis Drake's West Indian Voyage”, em 1588/9, em Londres. Mais detalhes sobre o mapa aqui e aqui. E num outro site sobre o "The Caribbean Raid, 1585-1586" pode ler-se:
"Drake's fleet of seven large ships and 22 smaller vessels sailed from Plymouth on September 14th, 1585; stopped at Bayona and Vigo on the northwest coast of Spain (Oct. 1-11), and reached Santiago in the Cape Verde Islands on November 17th. That town was plundered and burned, and on November 29th the fleet set sail across the Atlantic."
Obs: É possivel ver ou mesmo imprimir, em alta resolução, a imagem abaixo, a partir daqui.
4.8.08
2 Poemas de Arménio Vieira
.
.
.
.
A.V.
Helifante: tem um hélice na cauda,
.
.
.
.
Elefante não, porque já existe.
1.8.08
24.7.08
Vista do "Plateau" - 1920 e 1950
22.7.08
Aos olhos dos outros...
depicting the importance of safe sex, another Western import."
18.7.08
O Zeppelin no Céu das Ilhas - Anos 30 do Séc. XX
16.6.08
11.6.08
Constituição - O que significará o...
1.Todos têm a liberdade de aprender, de educar e de ensinar.
.
.
.
.
5.6.08
Santo Antão em 1911 e 1500
Desculpem a ignorância... o teor última frase para mim é novidade. Suponho que o nome Tarrafal de Monte Trigo seja disso consequência. Gostava de encontrar, on line, mais dados sobre o assunto. A página de onde retirei a citação acima tem informações sobre Cabo Verde no geral e cada ilha em particular. A ler e constatar como eram descritas no princípio do século passado.
O mapa ao lado é Santo Antão, foi retidado daqui e tem a seguinte legenda: "A mais antiga representação conhecida, como das restantes ilhas de Cabo Verde, deve-se a Valentim Fernandes, o editor alemão radicado em Lisboa e que, por volta de 1500, embora nunca tenha estado em Cabo Verde, enviou para a Alemanha esses desenhos."
3.6.08
Carta da Ilha do Fogo - 1894
15.5.08
A Hidrobase da Calheta de São Martinho - 1927
14.5.08
8.5.08
As crónicas perdidas de Desiré Bonnafoux...
Toda a minha pesquisa se orientava e orienta no sentido já agora de saber como evoluiu a indústria do sal e as actividades daquelas duas empresas a partir daí, e se houve ou não uma pequena locomotiva nas vias férreas da ilha do Sal. E também saber pormenores do teleférico instalado em Pedra Lume.
Um nome parece ser referência fundamental nesta pesquisa – o de Desiré Bonnafoux, que foi durante anos técnico e dirigente da ‘Salins’. Só que eu não consegui encontrar qualquer escrito deste senhor (e sei que os há) que nos fale das salinas. Tive inclusivé contactos com o Dr. Germano de Almeida que me forneceu algumas pistas, como o jornal “Dja de Sal”, onde haveria algumas crónicas de Desiré Bonnafoux, mas também não consegui chegar aceder a este jornal.”
.
5.5.08
2.5.08
Plan of Porto Praya - 1812
29.4.08
Contrastes: Klimt X Schiele
Quadros: A imagem do primeiro é de Gustav Klimt e a do segundo é de Egon Schiele. As ilações e outras descobertas é por vossa conta.
22.4.08
Ain't No Sunshine...
... is a song by Bill Withers from his 1971 album Just As I Am. (...)
17.4.08
O dia 29 de Abril de 1858 e as Villas de Mindello e Bissau
No entanto "Bolama foi elevada à categoria de cidade em 1913 e foi a capital da antiga Guiné Portuguesa até 1941. Em 1942 a capital muda de Bolama para Bissau, que já então era, de facto, a “capital económica” da Guiné." Citação (e síntese da história da Guiné-Bissau) aqui.
15.4.08
A Cidade da Praia, a Abolição da Escravatura e o dia 29 de Abril de 1858
4.4.08
Rádio Praia - CR4AA
Em 1954, altura em que Jaime de Figueiredo assume a sua direcção, as instalações da rádio passaram para o primeiro andar do edifício então construído para sede da SAGA (Sociedade de Abastecimento de Géneros Alimentícios), na praça Alexandre Alburquerque. Após a independência foi absorvida pela então criada RNCV – Rádio Nacional de Cabo Verde, que funcionou no mesmo edifício até á criação do actual edifício que alberga a RTC – Rádio Televisão Cabo-verdiana. " Por Glaucia Nogueira.
1.4.08
Historia de la Noche
26.3.08
Ainda do Jardim das Hespérides e do Lagarto Gigante que afinal só media 17 cm...
No último post... viu-se como no princípio do século passado os poetas destas ilhas evocavam o mito hesperitano, algo muito próprio do espírito da época e, se calhar, podem ter ido buscar motivos à zoologia.
É que dizia-se então que o Lagarto Gigante destas ilhas (supostamente habitante do Raso, do Branco e Santa Luzia) era o último sobrevivente do que foi outrora a Atlântida. Grandes homens da ciência da altura foram ao ponto de afirmar que o dito só se alimentava de maças - lembram-se daquelas que o dragão do mito do Jardim das Hespérides guardava? - ainda que nestas ilhas só houvesse gramíneas. “Baltasar Osório (dizia que o lagarto) se alimentava de toda a espécie de frutos polposos. Peracca (que afirmou ter trabalhado com 40 desses lagartos muitos deles vivos) foi peremptório: o alimento preferido do Macroscincus coctei eram as maçãs.”! (Dados e citações daqui).
Segundo registos, figuras das ilhas e não só, como Francisco Newton, procuraram pelos lagartos, chegando a enviar inúmeros exemplares para Lisboa e Paris. - A carta ao lado, de F. Frederico Hoppfer a Barbosa du Bocage, dá conta do envio de 2 remessas de repteis, sendo a primeira do ilhéu Branco e a segunda do Branco - Contudo, parece que os últimos exemplares, confinados que estavam ao ilheu Raso, vieram a desaparecer, quando uns pescadores de Santo Antão, em 1915, soltaram por lá cães... De modo que até hoje nem fumo nem mandado e nem ossos do Lagarto Gigante.
Este post e antepenúltimo foram baseados no imenso material escrito por Estela Guedes, disponivel nos diversos links do index do TriploV - CaboVerde e são assuntos que devem ser desenvolvidos por quem esta mais capacitado. O que é certo é que é estória do Lagarto Gigante é das mais engraçadas e mirabolantes que já li. Fica o convite para visitarem o site, tirarem as vossas conclusões e corrigir algum erro meu. Imagens: aqui e aqui.
15.3.08
Estas iIhas e o Mito Hesperitano
6.3.08
O pedido feito em 1900 para o então jovem José Lopes da Silva
Ha n’esta provincia um rapaz que me tem dispensado um verdadeiro affecto d’ irmão e que me tem chegado muita vez a consolar e auxiliar nas minhas lides scientificas. Esse homem, digno da protecção de V.ª Ex.ª, tem o nome José Lopes da Silva, exerce na ilha de S.to Antão o cargo de professor regio da aula de 2ª classe na villa da Ribeira Grande. É preciso dar uma recompensa a esse cavalheiro. Lembrei-me d’um cargo para elle e vou dizel-o a V.ª Ex.ª rogando-lhe a fineza de se empenhar o mais que puder para me collocar bem o rapaz.
Está dito que é professor regio, e aonde. Ganha só 30$000 rs. Ora, ha n’esta provincia o cargo d’Inspector d’Instrucção publica, cargo que ninguem exerce. Pois eu quero que o Lopes seja nomeado - mas permanentemente - Inspector d’Instrucção primaria, com o vencimento mensal de 60$000 rs. Não é muito e o cargo é mister.
Assim ficava elle desligado do Magisterio; mas, se isto fôr difficil de fazer-se, o que não me parece, então eu pedia para que o meu protegido e bom amigo fôsse nomeado - cargo permanente - professor regio inspector, continuando elle a reger a cadeira que rege, dando-se-lhe mais 30$000 rs por mez para prefazer os taes 60$000 rs.
Assim ficava mui bem definido o cargo d’inspector primario, que ninguem aqui exerce. Creia V.ªEx.ª que é preciso fazermos bem a esse homem, a quem na minha vida d’explorador tenho devido aqui o affecto d’ irmão e em cuja casa, por signal, me acho agora hospedado. Elle tem a maxima competencia e de mais é casado e tem filhos. (...)
Annexar-lhe como professor o cargo de inspector (só d’instrucção primaria) e dar-lhe por mez mais 30$000 réis.
É um acto de justiça. Estimarei que V.ªEx.ª tenha passado bem e apresento-lhe os protestos da minha maior estima, admiração e respeito, rogando-lhe que me responda, o que desde já agradeço.
Creia-me V.ª Ex.ª
Amigo, admirador, e att.t creado
Ilha de S.to Antão de Cabo Verde
13 - agosto - 1900
Francisco Newton
Naturalista do Governo
5.3.08
Nosferatu de Murnau (1922) - "Tralha"
"An iconic film of the German expressionist cinema, and one of the most famous of all silent movies, F. W. Murnau’s Nosferatu: A Symphony of Horror continues to haunt — and, indeed, terrify — modern audiences with the unshakable power of its images. By teasing a host of occult atmospherics out of dilapidated set-pieces and innocuous real-world locations alike, Murnau captured on celluloid the deeply-rooted elements of a waking nightmare, and launched the signature “Murnau-style” that would change cinema history forever. (...)" - Mais aqui.
3.3.08
As Linhas de Força e os Tesouros do Youtube
Na altura, há uns 20 anos, frequentava a António Arroio e nos estudos, a aprendizagem e a pesquisa eram feitas nos moldes de então, nada de internet, DVD's, câmaras digitais, etc. Por exemplo... os grandes clássicos dos primórdios do cinema eram analisados à luz do que os Setôres nos falavam, em manuais, criticas, fotogramas ou, muito esporadicamente, através de gravações em VHS. Foi assim que nomes como Fritz Lang, Eisenstein, Murnau, Griffith, Bunuel, o incrível Méliès, passaram a ser meus conhecidos sem, muitas vezes, ter visto um filme deles, por mais hilário ou surreal que possa parecer agora. Logo, foi um grande prazer "descobrir”, há tempos, todos esses tesouros acessíveis no Youtube. Metropolis, O Couraçado Potemkin, Ivan o Terrivel, Nosferatu, M Matou, Birth of a Nation, Un Chien Andalou, Le voyage dans la lune e muitos mais. Só posso deixar o convite. Hoje em dia, com a net, só não aprende quem não quer.
27.2.08
USS Saratoga no Porto Praya em 1843 e mais...
11.2.08
A Batalha Naval do Porto da Praia
(...) Ce fut un raid violent et les Anglais subirent des avaries telles que Suffren leur échappa et parvint avant eux au Cap, où il put débarquer les troupes destinées à la défense de la colonie. Quinze jours plus tard, les Anglais étaient en vue, mais il leur fallut renoncer à débarquer ; l'audace de Suffren avait été payante."
4.2.08
Eye of the Beholder
Even the Sphinx has eyes:
and as a result there are various "truths,"
and as a result there is no truth.
Friedrich Nietzsche